Gestão de Frotas

Gestão de frotas: cuidando melhor dos seus motoristas

A gestão de frotas há muitas coisas com que se preocupar. Afinal, são várias
vertentes e responsabilidades que precisam caminhar em conjunto para que tudo
funcione. Assim, cada área é importante no sucesso logístico. Por isso, a boa
gestão de motoristas é uma ação inteligente e decisiva na gestão de frotas.


A seguir, selecionamos dicas importantes na gestão de frotas para que o gerenciamento de motoristas seja
um sucesso.

>> Segurança para seus motoristas passarem em cancelas sem ter contato com
dinheiro ou máquinas de cartão? Conheça ConectCar Frotas.


Por que se preocupar em fazer uma boa gestão de frotas?

Antes de mais nada, precisamos entender o básico. A gestão de frotas nada mais é do que a boa e velha gestão de pessoas. No geral, empresas com uma cultura forte e estruturada focam os seus esforços na gestão dos colaboradores.

Inegavelmente, o comportamento do motorista reflete de forma direta na imagem da empresa, como também em seu desempenho. Desse modo, a boa gestão de motoristas é uma ação inteligente e decisiva na gerência da frota. Apesar de servir de forma preventiva, a gestão de frotas também traz benefícios reais para o gestor que se dedica a ele.

O que fazer para melhorar o seu gerenciamento de motoristas?

Treinamento de motoristas como chave para o sucesso

A conduta dos motoristas afeta exatamente a operação e a imagem da empresa para as pessoas. Por isso, tudo começa com uma boa seleção de profissionais.

Após a triagem, devem ser aplicadas treinamentos e integrações. O objetivo é alinhar as atuações futuras dos motoristas às expectativas e necessidades da empresa. É o caso, por exemplo, de treinar o motorista sobre a forma de proceder em determinadas situações de trânsito ou como usar os veículos da melhor maneira possível.

Mas o processo de capacitação não deve se limitar à contratação dos motoristas. É preciso ter uma cultura de evolução permanente. Para isso, o ideal é que a empresa adote uma cultura de treinamentos periódicos e reciclagens. Dessa forma, os profissionais se mantêm atualizados sobre os procedimentos e as inovações, além de poder ter uma conduta alinhada aos valores e às políticas da empresa no dia a dia de trabalho.

Monitoramento das rotinas dos motoristas

Os gestores podem tomar decisões mais seguras quando têm uma base de dados para seguir. Assim, só é possível direcionar os próximos passos tendo informações de todas as etapas dos processos. Por essa razão, o monitoramento das ações dos condutores é tão importante para a gestão de frotas. Se você monitora e controla as ações cotidianas dos motoristas, você pode levantar uma boa base de dados.

Além disso, se você detalhar abastecimentos, lavagens, rotas e tudo o mais que envolva o cotidiano nas estradas, evita fraudes sob a sua gestão.

O monitoramento é positivo porque traz benefícios que vão além do aspecto logístico e do controle de custos. Um dos principais é relacionado às questões legais de trabalho. O monitoramento permite um melhor controle de jornada e garante um tempo maior de descanso aos motoristas. No final, isso impacta não apenas a produtividade, mas também no turnover de profissionais. Ou seja, o monitoramento disponibiliza dados que podem contribuir para a melhora da performance da equipe. Além disso, dados bem explorados permitem que você estruture ações de engajamento e/ou recompensa ou mesmo obtenha melhores resultados com programas de retenção de colaboradores.

Ações de Recompensa e Reconhecimento do trabalho dos motoristas

Ainda hoje, as ações de recompensas para o engajamento da equipe não são uma realidade para todas as frotas. Porém, essa é uma boa atitude na gestão de motoristas porque desafios com expectativas de retornos podem estimular os esforços dos motoristas.

No entanto, evite premiar apenas por produtividade pois isso pode causar um efeito negativo. Há o risco de trazer estresse para a equipe e gerar acidentes de trânsito. A premiação também pode estímular a competição entre os colaboradores e levar a conflitos internos, o que tende a prejudicar o clima organizacional. Além disso, a busca por ganhos financeiros mais elevados tem a possibilidade de ocasionar ansiedade e danos à qualidade de vida no trabalho, resultando em um impacto negativo nos resultados.

Outra questão relevante é que, como campanhas de premiação são normalmente temporárias, sua descontinuidade pode gerar desmotivação e perda de produtividade. Para minimizá-los é necessário investir em políticas complementares que valorizem as pessoas.

Ações de Engajamento

Motoristas não engajados ou desmotivados são um indicativo de uma gestão de pessoas ineficiente.
De maneira geral, manter um calendário com capacitações, reuniões, atividades extras, e outras ações podem manter os motoristas motivados. Afinal, gera uma aproximação do colaborador com a empresa, demonstrando o quanto ele é importante, fazendo-o sentir-se protagonista e o quanto a empresa zela pelo seu desenvolvimento.

Ações de Retenção

A rotatividade de motoristas pode prejudicar severamente o seu negócio. Para saber o porquê, basta olhar para quanto a sua empresa costuma gastar para recrutar um novo motorista. Pior ainda é descobrir que o desligamento ou os altos índices de rejeição quase sempre têm relação com um mau gerenciamento de motoristas. Para a maioria dos proprietários de frotas, a felicidade de seus motoristas está sempre relacionada a um aumento no salário. Embora até exista alguma verdade nisso, há outros aspectos que eles podem examinar ao tentar manter seus motoristas satisfeitos.
O primeiro deles é tratar cada motorista como ser único que é. Além disso, é preciso analisar suas necessidades, desejos e sonhos para traçar um plano que o mantenha satisfeito. Por fim, proporcionar um ambiente agradável e a sensação de reconhecimento. São ações simples, mas que, combinadas, contribuem para atenuar a alta rotatividade de profissionais.

Como a ConectCar contribui para a segurança dos seus motoristas?

Além dos cuidados com recrutamento, treinamento e de todas as questões que dizem
respeito à capacitação e à motivação dos profissionais da equipe de motoristas, há de
se cuidar também com a segurança, nas viagens e no dia a dia. Por isso, além dos itens e revisões relativos aos veículos e à carga, é necessário cuidado com a saúde e a integridade dos motoristas. Uma maneira de prevenir
contratempos e até mesmo assaltos, é reduzir as paradas durante as viagens.

Com ConectCar, os motoristas da sua frota passam direto em todas as rodovias pedagiadas
do país, parando menos e sem necessidade de contato com dinheiro e máquinas de
cartão. Podendo seguir viagem da melhor maneira possível, de forma rápida, eficiente e
segura.

É fácil ter ConectCar na sua frota. Veja os diferenciais do ConectCar Frotas e peça já o seu!